Teoria

Introdução ao Corset

Corsets, também conhecidos no Brasil como espartilhos, são peças cortadas em múltiplos painéis, unidos por numerosas costuras e estruturados com hastes rígidas para assegurar que a peça não deforme sob a tensão da redução praticada no perímetro da cintura. Tem a função de corrigir a postura, dar suporte abdominal e delinear de forma destacada o contorno da cintura.

Quais são as vantagens de usar corset?

O corset (espartilho) tem um efeito profundo de reeducação corporal. Sua estrutura firme melhora a postura, modela o corpo e reduz efetivamente medidas, afinando até 10 cm a cintura e reduzindo o acúmulo de gordura na região abdominal. A peça também auxilia em dietas, pois força o controle alimentar e reduz o chamado “estômago alto”.

Nossas peças são divididas em duas linhas principais: a de uso diário, chamada Tight Comfort, com desenhos básicos e que privilegiam o conforto e a leveza, e a fashion, ideal para festas e eventos mais glamourosos, que foca na beleza da peça e na riqueza de detalhes. Ambas as linhas são desenhadas de maneira a modelar o corpo, proporcionando resistência, conforto e um caimento perfeito.

voltar ao topo

Introdução ao Elastique

O Elastique é uma criação exclusiva da marca Madame Sher Corsets. Resultado da vasta experiência da grife aliada ao compromisso de oferecer aos clientes uma peça mais maleável e prática de usar e abusar! Inaugura o conceito de Corset Elástico, pois seu poder de tensão, sustentação e silhueta supera todas as cintas de mercado, e insere esse acessório no contexto da alta performance das peças da corseteria clássica, mesmo sem amarras e outras estruturas muito rígidas.

O Elastique by Madame Sher proporciona a imediata redução de medidas. O efeito shapewear remodela a silhueta em poucos instantes e, com o uso contínuo, também chamado de waist training, reduz progressivamente medidas da cintura, dos flancos e da região abdominal.

voltar ao topo

A História do Espartilho

O corset está presente nos guarda-roupas femininos há mais de 300 anos, mas foi apenas no final dos anos 70 que deu literalmente a volta por cima e passou a ser usado a mostra. Caso tenha interesse em conhecer os detalhes históricos dessa peça, leia nossa matéria aqui:

voltar ao topo

A Prática do Tight Lacing

Tight Lacing é a denominação internacional dada à prática de usar espartilhos progressivamente ajustados a fim de reduzir alguns centímetros na cintura durante o uso. Mesmo que não seja a intenção, essa prática pode inadvertidamente reduzir a cintura do usuário, inclusive depois que a peça for removida.

Waist Training é a prática de tornar esse uso diário para reduzir em caráter definitivo o perímetro da cintura. No Brasil, considerando o desconhecimento sobre o tema, a criadora da marca Madame Sher, Leandra Rios, popularizou o uso do termo Tight Lacing para se referir também ao treino.

Qual o melhor modelo para começar o Tight Lacing?

Os underbusts destinados a treino devem ser mais curtos da cintura para cima, a fim de não interferir na expansão torácica durante a respiração e não projetar os seios durante os períodos em que o tight lacer estiver sentado.

O modelo mais confortável, sem sombra de dúvidas, é o Waist Cincher em tela. Este tipo de corset faz pressão apenas na cintura, deixando o tórax livre. Na primeira fase do treino, a adaptação, é muito importante optar por um modelo leve e confortável. Esse modelo também é perfeito para dormir.

Nos casos de acúmulo de gordura na região dos flancos e ‘cintura dupla’ deve-se optar por um Waist Cincher Vertical ou Underbust Clássico.

voltar ao topo

Cuidados e contra-indicações

O treino para a redução definitiva de medidas da cintura requer uma série de cuidados, incluindo acompanhamento médico e exercícios de compensação para a musculatura que passa parte do dia sustentada pela estrutura do corset. O Waist Training exige disciplina espartana a fim de usufruir os benefícios da mudança corporal sem sucumbir aos potenciais danos físicos que o uso irresponsável e desinformado pode trazer.

Quantas horas por dia deve-se usar o corset?

Geralmente o uso do corset durante 6 a 8 horas diárias é suficiente, garantindo resultados a partir de duas semanas. Pode-se usar o corset por mais tempo, desde que sejam feitos abdominais na mesma proporção. O uso muito prolongado do corset tende a refletir em perda do tônus muscular da região abdominal, que é compensada com exercícios específicos, de preferência com acompanhamento de um especialista.

É necessário consultar um médico antes de começar o treino com o corset?

Sim. É imprescindível consultar um médico antes de iniciar o treino para saber se não existem contra-indicações no seu caso. Além da consulta inicial, que verificará possíveis comprometimentos de órgãos internos, problemas circulatórios, de coluna, respiratórios e outros, é importante que haja um acompanhamento semestral com um ortopedista.

voltar ao topo

Prática

Como escolher o modelo

A escolha do modelo do corset deve ser baseada no uso a que a peça se destina. Os corsets para uso fashion não têm restrição de modelo e material, podendo ser escolhidos de acordo com o gosto pessoal. Você pode escolher entre os designs do site, mandar seu próprio desenho ou solicitar uma releitura de modelos internacionais. Se o intuito é a redução de medidas através do uso diário do corset, os modelos adequados são os UnderBusts ou Waist Cinchers. Neste caso, opte por tecidos e acabamentos em fibras naturais como algodão. Leve também em consideração o seu tipo de corpo: espartilhos com painéis diagonais dão melhor sustentação ao baixo ventre e são especialmente recomendados para mulheres de manequins a partir do 40. Painéis paralelos valorizam mulheres magras.

Disponibilizamos assistência na escolha do modelo ideal para cada tipo de corpo. Basta entrar em contato conosco com foto do tronco, suas medidas, resumo da rotina diária e objetivo.

voltar ao topo

Como fazer sua encomenda

Aceitamos encomendas de todo o país, que podem ser feitas diretamente pelo site. Para essa modalidade de encomenda, é necessário enviar as medidas completas por e-mail.

Moradores de São Paulo e visitantes têm a opção de serem atendidos pessoalmente no atelier, no bairro do Paraíso, onde podem provar os modelos, receber instruções de uso e tirar suas medidas.

voltar ao topo

Como tirar as medidas

Para o sucesso, segurança e conforto do corset, é muito importante que as medidas sejam tiradas corretamente. Peças confeccionadas sob medida não serão trocadas se as medidas forem informadas incorretamente. Ressaltamos que tratando-se de produto sob encomenda, a regra dos 7 dias de arrependimento não se aplica. Seguem instruções:

Tire as medidas sem folgas, mas com cuidado para não apertar a fita métrica. Todos os corsets são ajustáveis, mas mesmo assim é importante que as medidas estejam corretas para que a peça tenha um caimento perfeito.

  • Busto- circunferência do busto na altura dos mamilos
  • Tórax- circunferência da linha abaixo dos seios.
  • Cintura- dois dedos acima do umbigo.
  • Bacia- quatro dedos abaixo do umbigo.
  • Quadril- parte mais larga do corpo
  • Medida A começa na linha da cintura e termina um pouquinho abaixo da linha da bacia
  • Medida B começa na linha do tórax e termina na linha da cintura.

Informe também sua estatura, peso e número do sutiã. Caso tenha dúvidas, peça ajuda a uma costureira ou mande-nos um e-mail para que possamos lhe ajudar.

Como tirar suas medidas? from Madame Sher on Vimeo.

voltar ao topo

Como vestir o Corset

Caso se trate de um modelo de uso diário certifique-se de proteger sua pele antes de vestir o corset, isso pode ser feito através do uso de um tubinho de algodão com um pouco de lycra chamado liner. O liner é feito no comprimento médio de um underbust e comercializado pela nossa marca nos tamanhos P, M, G e GG, na cor bege. O liner deve ser usado um número menor que o de blusas para que ao ajustar o corset sobre ele não sobre dobras de tecido.

Todo o processo deve ser feito diante de um espelho, para você conferir se o ajuste está sendo feito de forma correta nos pontos necessários.

Antes de vestir o corset abra a amarração das costas ao máximo, sem desfazer o nó inferior.

Coloque o corset aberto ao redor do corpo e encaixe os fechos frontais. Para facilitar essa tarefa você pode inclinar levemente o busk (fecho) do lado direito e posicioná-lo em cima dos pinos. Encaixe primeiramente os fecho centrais e depois siga para as extremidades.

Vire-se de costas para o espelho. Caso esteja usando painel protetor para as costas, posicione-o corretamente, esticando-o sobre as costas, antes de começar a ajustar o corset.

No meio da amarração das costas existem dois elos. Puxe-os com os polegares. Não é necessário fazer muito esforço. Pegue o cordão pela parte inferior do elo e puxe-o para cima.

Enrole o fio na mão para ter mais firmeza no pulso e continue puxando até ajustar a parte inferior do corset. Tome cuidado para não apertar demais a região para evitar prender a circulação sanguínea.

Agora faça o processo inverso. Encontre a parte superior do elo e puxe para baixo. Continue puxando até ajustar o corset perfeitamente ao tórax, sem excessos.

Um corset apertado no tórax pode causar enorme desconforto, marcar a pele mais que um sutiã e até dificultar a respiração.

Agora volte sua atenção para o nó da cintura. O ajuste principal é feito depois que o primeiro nó é dado, puxando o cordão para as laterais com força. Este nó é o segredo do ajuste perfeito do corset.

Como vestir o seu Corset? from Madame Sher on Vimeo.

voltar ao topo

Dicas de uso e conservação

  • Evite usar a peça diretamente sobre a pele, principalmente durante longos períodos. O uso de um tubo de malha ou segunda pele ajuda a proteger sua pele do atrito e seu corset da transpiração e resíduos corporais.
  • Não empilhe outras peças de roupa sobre seu corset, procure mantê-lo em nossa caixa ou embalado com um saco de tecido.
  • Não use o cordão amarrado ao redor da cintura para evitar deformar a peça. Essa prática deforma as barbatanas e desgasta o tecido ao redor da cintura.
  • Modelos com bojo pré-moldado requerem cuidados especiais: alguns deles têm estrutura metálica embutida no viés para firmar o decote. Tome cuidado para não deformar essa estrutura e sempre a ajuste assim que vestir o corset, para um bonito caimento da peça. Lave seu corset à mão, com sabão neutro, de preferência num dia quente, para que seque rapidamente. Nunca use máquina de lavar ou centrífuga. Não torça, apenas vá apertando a peça no sentido do comprimento para tirar a água e deixe secar naturalmente. Nunca tente dobrar seu corset nem passá-lo a ferro.
  • Modelos em couro ou verniz devem ser limpos com pano úmido e arejados de tempos em tempos. Você também pode aplicar hidratante corporal no couro com pano macio para recuperar brilho e maciez, ou usar produtos específicos de conservação destes materiais. Os corsets em verniz sintético podem ser lavados ocasionalmente.
  • Modelos de brocado, seda pura ou bordados devem ser limpas a seco por uma lavanderia de confiança com experiência nesse tipo de peça.
voltar ao topo

Outras Dúvidas

Qual a importância dos fechos frontais do corset?

Os fechos frontais fazem uma grande diferença na hora de colocar seu corset, pois com eles você não precisa desfazer e refazer a complicada amarração das costas todas as vezes em que for vesti-lo. Assim, você poderá vestir-se sozinha e rapidamente sem precisar de ajuda.

Todos os corsets tem amarração nas costas?

Sim. Todo espartilho de verdade tem amarração nas costas. Desta amarração depende o correto ajuste da peça, que deve ser feito pela cintura, ao contrário das imitações, onde o laço é dado na parte inferior traseira do corselet ou corpete.

O que é liner?

Liner é um tubinho de malha (93% algodão e 7% elastano). A função do liner é proteger a pele de atrito direto com o corset e o corset da transpiração e resíduos corporais, diminuindo assim a quantidade de lavagens necessárias para manter a higiene do corset. Você pode encomendar liners junto com seu corset. Disponível em nude- R$ 70,00 o par. Dicas

  • Troque o liner diariamente no verão
  • Use o liner pelo lado avesso para as costuras não marcarem a pele
  • Nunca use corsets de tela sem liner
  • Quando estiver usando jeans, prenda o liner um pouco abaixo da calcinha para evitar que o corset force o cós da roupa contra a pele.
voltar ao topo

Remodelação Costal: entenda o procedimento cirúrgico que afina a cinura.

Em busca da harmonização corporal, um procedimento cirúrgico vem ganhando novos adeptos que buscam afinar a silhueta e valorizar a curva da cintura, trata-se da Remodelação Costal.

Também conhecido como Remodelamento Costal, Barbie Waist e B-Waist, é uma cirurgia que pode ser considerada minimamente invasiva, ou não invasiva. Este procedimento é capaz de reduzir de 8 até 15 centímetros na região da cintura, sem remover as costelas flutuantes.

QUAL É O OBJETIVO DO REMODELAMENTO COSTAL

Nem sempre é possível conquistar uma cintura fina e definida de forma orgânica, mesmo com uma alimentação equilibrada e treinos regulares. Isso, em grande parte, se dá devido a estrutura óssea, predisposta geneticamente. E foi neste contexto em que foram desenvolvidas diversas técnicas para afinar a cintura ao longo dos séculos. Recentemente, uma nova técnica tem ganhado cada vez mais adeptos. Esta técnica combina a realocação das costelas cirurgicamente com a fixação através do uso do corset, o famoso espartilho.

Com a finalidade de redefinir as proporções do tronco, o cirurgião vai avaliar a melhor estratégia para alcançar os objetivos estéticos, levando em consideração as características anatômicas e funcionais da caixa torácica do paciente. Neste sentido, de acordo com estas avaliações, serão definidas quais costelas serão realocadas, visando trazer maior harmonia para valorizar e definir a silhueta.

Deste modo, o cirurgião pode optar por remodelar apenas as costelas flutuantes, ou avançar com o procedimento até as costelas falsas, de acordo com as particularidades de cada paciente.

O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, para o remodelamento costal, é necessário a realização de exames e consultas pré-cirúrgicas e pré-anestésicas, mesmo que seja considerada não ou minimamente invasiva. O processo se dá através de fraturas controladas e planejadas, podendo ser realizadas por de pequenas incisões ou através de punções. Ambos, geralmente guiados por ultrassom de alta precisão, para preservar os tecidos conjuntivos da região (músculos, nervos, veias e etc)

PÓS OPERATÓRIO: CUIDADOS ESSENCIAIS

Um dos principais fatores de qualquer procedimento cirúrgico são os cuidados de pós-operatório, momento em que o corpo promove a regeneração dos tecidos do corpo. No caso da remodelação costal, em especial, o pós operatório é bastante significativo para que os resultados sejam satisfatórios, isto porque, estamos falando de uma fratura. Ainda que planejada, em uma fratura, o corpo produz massa óssea para 'colar' o osso que foi rompido. E o objetivo da cirurgia é exatamente esse processo de reconstrução óssea, onde, planejadamente o corpo é induzido, manipulado a calcificar as costelas em um novo formato. Por isso, é essencial o uso de um corset, para dar molde à nova estrutura torácica. No pós-cirúrgico, os pacientes são orientados a usar um corset durante 3 meses, por 24 horas, tirando apenas para a higienização. E é sob a forma do corset que as costelas vão se fixar no formato desejado. A maior parte do calo ósseo é formada nos primeiros 40 dias após a cirurgia. Como há dor considerável nos primeiros dias do pós cirúrgico, é utilizada cinta ou corset elástico na primeira semana, mas é muito importante para o melhor resultado da cirurgia, entrar com um corset com modelagem de qualidade e sem elasticidade depois da primeira semana, entre o 7º e o 10º dia. A recuperação completa geralmente leva entre 3 a 6 meses, que é o prazo médio para completa calcificação da região das costelas. Os resultados já podem ser perceptíveis mesmo no pós-cirúrgico, ainda que possam ocorrer inchaços pontuais logo nos primeiros dias.

A Madame Sher, pioneira em corseteria do Brasil, desenvolveu um modelo de corset especialmente para o pós cirúrgico da remodelação costal, conheça os detalhes do modelo:

Link para compra: https://www.madamesher.com/store/product/view/light-b-waist2

Se precisar de ajuda para comprar, envie uma mensagem para o nosso atendimento online pelo WhatsApp: http://api.whatsapp.com/send?phone=5511949634282

Fontes:

voltar ao topo